FILOSOFIA
Para filosofar, segundo Aristóteles, é preciso estar admirado com algo. Basta isso, não há Filosofia sem curiosidade, sem admiração; do contrário, se estamos acostumados com algo e não pensamos sobre ele, não há Filosofia. Olhe para sua própria vida e perceba que quando você tinha menos idade, mais você se admirava com as coisas e mais queria saber porque eram daquela forma, como funcionavam. Porém, na medida que você cresceu e acostumou-se com as coisas, deixando de se admirar com elas, deixou também de lado a atitude filosófica. Filósofos são aqueles que jamais perdem a admiração sobre os grandes ou pequenos segredos do mundo, que passam a vida toda sem deixar se acostumar com as coisas. E mais: veja como termina a citação acima – quando procuramos uma explicação sobre algo encontramo-nos “ignorantes”, descobrimos que não sabemos e que sempre há algo a descobrir. A Filosofia é, sem dúvida nenhuma, uma aventura.
Segundo Platão, para conhecer algo,para buscar a verdade,é necessário ir além das sençações imediatas.é necessário atingir a essência do objeto a ser conhecido.E isso só pode ser feito pela alma do homem,pelo seu interior ,ele explica sua teoria pelo mito da caverna onde descreve a existência de dois mundo: o mundo das idéias,inundado pela luz do sol e o mundo sensível formado pela sombra dos objetos reais.Esses dois mundos criados por Platão simbolizam as maneiras como o homem pode adquirir o conhecimento.
Opõe-se a Aristoteles ao afirmar que o conhecimento humano é intuitivo, imediato, e se dá exclusivamente apartir do contato do sujeito com o objeto singulares,