FILOSOFIA
R: A diferença entre empiristas e racionalistas e que os primeiros acreditavam que os cinco sentidos (tato, olfato, visão, paladar e audição) seriam o caminho para descobrir a verdade sobre as coisas. Já os racionalistas acreditavam apenas na razão, e que ela, inspirada por Deus, seria o caminho para a verdade.
O debate entre eles era este: como descobrir a verdade? Através da experiência dos cinco sentidos ou através da atividade da Razão? Nascemos como um folha em branco ou já nascemos racionais? Esse debate só terminou com Kant, o filósofo que uniu empirismo e racionalismo em uma única teoria: nosso conhecimento surge por uma "mistura" de dados dos cinco sentidos e de ideias racionais do sujeito do conhecimento.
Discuta o conceito de ciência ativa e sua relação com a revolução copernicana (a mudança de um modelo geocêntrico para um modelo heliocêntrico)
R: O modelo astronômico geocêntrico considerava a Terra como o centro do Universo. Um de seus principais mentores foi Ptolomeu. Ele utilizou a geometria para auxiliar a explicar os movimentos dos planetas. Alguns destes movimentos não poderiam ser facilmente explicados considerando a Terra como o centro, porém, ele desenvolveu a idéia dos "epiciclos", porém, isto trouxe algumas complicações ao modelo, que ainda era insatisfatório.
Então, muito tempo depois, no século XV, Copérnico sugeriu o Heliocentrismo como o modelo correto. Neste, o Sol seria o centro do Sistema Solar.
A teoria não foi bem aceita, já que a Igreja Católica considerava uma heresia dizer tal coisa. Assim, apesar de todas as perseguições, os astrônomos confirmaram que a teoria heliocêntrica era correta.
O que é hilemorfismo? Qual seu papel na teoria de Aristóteles?
R: . Teoria hilemórfica a coisa material é constituida de matéria + forma, e não há hierarquia de importância. A explicação da mudança (que é o ponto central para os filósofos gregos) se dará através da teoria do hilemorfismo.
Exemplo