Filosofia
CAMPUS CALDAS NOVAS
DOCENTE: DIRCEU BARBOSA
DISCENTE: ANA CAROLINA APARECIDA ALVES
VIVIANE REJANE SILVA
TAINA SARAIVA SIVA
APEC
CALDAS NOVAS
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca explorar de forma Panorâmica a Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (doravante designada por APEC), estabelecida em 1989, que é um organismo intergovernamental informal para consulta e cooperação econômica entre os países da região, tendo como objetivo promover a liberalização do comércio e do investimento, intensificar a cooperação econômica e técnica e promover o crescimento e desenvolvimento regional sustentáveis.
FORMAÇÃO (LEGISLAÇÃO)
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um Bloco Econômico que não foi motivado pela proximidade geográfica. Prova disso é que países de continentes diferentes participam dele. Sua fundação foi em 1989, mas na época, não era um Bloco Econômico, mas sim um fórum econômico que servia para relação entre os países participantes, que se chamava ASSEAN (Associatonof The SouthEastAsianNations) e funcionava apenas como centro de discussões dos países participantes, agora tem sido considerado como o Bloco Econômico com maior ascensão, com números de crescimento que, em alguns casos, passam os números esperados para crescimento das grandes potências mundiais. Passou a ser um Bloco Econômico apenas em 1994. Ele visa o livre comércio em todo o pacífico.Sua formação deveu-se à crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico.
PAÍSES PARTICIPANTES
Os países que participam da APEC são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia, Vietnã e Estados Unidos, além de