Apartheid
Conceito:
O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista. (http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.html)
Apartheid é uma palavra do idioma africânder que significa separação. Foi o nome dado ao sistema político que esteve em vigor na África do Sul e queexigia a segregação racial.
O Apartheid foi um sistema de segregação da população negra, que vigorou entre 1948 e 1994, comandado pela minoria branca na África do Sul. A política racista do apartheid, pretendia impedir todo o relacionamento entre os indivíduos de "raças" diferentes e submeter a maioria da população a uma reduzida minoria caucasiana.
Criado pelo Partido Nacional da República da África do Sul, o apartheid tinha como objetivo alcançar o desenvolvimento através da separação política, econômica, social e espacial de diferentes "raças". Apenas as pessoas brancas podiam votar e o casamento e relações sexuais entre pessoas de diferentes raças eram proibidas.
A política do apartheid foi muito controversa, tendo sido criticada e combatida por vários países porque pressupunha a discriminação de pessoas negras. Por esse motivo, a África do Sul ficou diplomaticamente isolada.
Apartheid também é uma palavra que descreve qualquer tipo de política ou prática que separa as pessoas de acordo com a sua raça.
(http://www.significados.com.br/apartheid/)
Trajetória histórica:
Em sua história recente, a África do Sul teve sua trajetória marcada pela questão da exploração colonial. No século XV a região teve grande importância na sustentação do projeto mercantilista lusitano, que utilizava os portos de sua porção litorânea como ponto de ligação entre as Índias e a Península Ibérica. Dois séculos mais tarde, a colonização dos