filosofia
Filosofia e Antropologia
Trabalho elaborado como exigência parcial para disciplina de Filosofia sob orientação do Prof.º Clovis.
São Roque – SP
2014
Filosofia e Antropologia
O objetivo da disciplina é levar à reflexão, através das perspectivas filosóficas e antropológicas permitindo reconhecer a distinção entre investigações e abordagens.
A palavra filosofia vem do grego: Philos - amor, amizade, e Sophia - sabedoria. Derivou-se da curiosidade e inquietação humana em questionar sobre sua própria realidade. O homem por meio de instrumentos e procedimentos exercita a razão, onde são organizados pensamentos que elaboram teorias ao conhecimento humano. Há três formas de conceber a filosofia: pela metafísica, positivista e crítica. Na metafísica a filosofia é o saber único, as diversas ciências fazem parte dela, há negação de investigações pessoais, desse modo o verdadeiro saber é o filosófico. Na positivista, o conhecimento cabe à ciência, a filosofia transforma- se em um único resultado, ela é a mãe de todas as outras ciências. Já na crítica, a filosofia vem para validar o saber e determinar seus limites, condições e possibilidades.
O mito é um caráter explicativo e/ou simbólico, relacionado a uma dada cultura e religião. Ele procura explicar os acontecimentos da vida e os fenômenos naturais. O mito é contrário à filosofia, pois a filosofia explica algo através de reflexões, discussões e argumentos, já ele não oferece uma explicação para o fato. A função de um mito é passar tranquilidade ao Homem que vive em um mundo inseguro. Os Super-Heróis dos filmes são mitos que mostram a ideia de proteger a todos. Há mitos gregos muito conhecidos, entre eles estão o Mito de Afrodite e Mito de Pandora. O mito de Afrodite narra à história da Deusa do Amor, uma mulher muito bonita que seduzia a todos, ela simbolizava o lado do ser humano que