filosofia
Filosofia
José Victor Gomes Da Costa
Fortaleza-CE
15/11/2014
1) Qual e a relação moral-politica na concepção da antiguidade?
2) O que é modernidade?
3) O que é Pós-modernidade? Biopolitica
1) Há uma estreita relação entre o comportamento ético e o comportamento político, que inevitavelmente está ligado à moral, pois o ato de perseguir este bem moral, este bem comum, o bem da polis leva o indivíduo a exercer e deliberar sobre os assuntos da polis. E isso reflete uma igualdade entre aos cidadãos, que a partir da unidade constroem a diversidade, princípio fundamental da vida e da política grega segundo Aristóteles.
2) O conceito de modernidade pode ser definido pelas seguintes características: racionalismo, que procura entender o mundo em termos de lógica e de relação de causa e efeito; e individualismo e liberdade individual, que tinha como fim o incremento da autonomia dos indivíduos. Esses são os elementos que distinguem a "modernidade" e o “moderno’ de outras eras”.
3) A reflexão nos domínios da filosofia política e do direito freqüentemente resvala na dificuldade de apreensão de uma noção reconhecida como eixo central em que as diferentes análises se entrecruzam; referida noção é a de soberania. Os acontecimentos hodiernos, dotados de notória singularidade, relançam este tema em toda a sua complexidade, ensejando um renovado interesse em sua compreensão. As concepções tradicionais, contudo, preservam a perspectiva de uma certa continuidade em seu entendimento. Por isso, para uma diferente caracterização da soberania como ordem política e jurídica definidora da modernidade, o presente trabalho recorre aos preceitos da filosofia de Michel Foucault, como reflexão crítica e histórica, na busca por instrumentos novos e por uma abordagem transversal capaz de diagnosticar a dinâmica intricada da relação entre poder e direito, destacando ao final de sua problematização a questão da