filosofia
Antropologia Cultural
Para BOAS, quando se compara fenômenos culturais similares de várias partes a fim de descobrir a história uniforme de seu desenvolvimento, a pesquisa antropológica supõe que o mesmo fenômeno etnológico, tenha-se desenvolvido em todos os lugares.
Em relação ás ideias universais das diferentes sociedades em sua descoberta é apenas o início do trabalho antropológico e propõe a indagação de duas questões; quais são suas origens? Como elas se afirmaram em várias culturas?
A cultura possuiu diversas definições que variam com o passar do tempo, mas o elemento fundamental das preocupações com a mesma, e a contratação da variedade de modos de vida entre povos e nações.
A cultura são todos os aspectos de uma realidade social, de um conhecimento, ideias ou crenças de um povo.
Título: ROCHA, Luiza; ECKERT, Cornelia. ETNOGRAFIA: SABERES E PRÁTICAS; Org. Célia Regina Jardim Pinto; César Augusto Barcellos Guazzelli; Editora da universidade, Porto Alegre, 2008.
Etnografia: Saberes e práticas
O olhar relativizado da antropologia vem sendo identificado como uma importante contribuição para os estudos de aspectos culturais, relações sociais e principalmente as relações étnicas e raciais. As relações homem/natureza se reproduzam numa dupla diversidade de natureza e de cultura.
O Etnográfico é um método específico da pesquisa antropológica que seguem alguns procedimentos teóricos a observação em entrevistas, onde o pesquisador tem uma inter-relação entre o sujeito. A observação é então a aprendizagem de olhar o outro, para conhece-lo e buscar também nos conhecer melhor.