filosofia
ALUNAS: GIOVANNA GASPARINI N 14 / JULIA JUSTE N 24
PROFESSOR: JOACIR
MATÉRIA: FIOSOFIA E SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO
Filosofia (amor à sabedoria) é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A Filosofia é um tipo de conhecimento que se justifica por si mesmo. A Filosofia não despreza a realidade concreta, mas também não se limita a ela: constitui-se em busca constante por explições e tem no seu horizonte o desafio de levar o indivíduo ao conhecimento de si mesmo.
DESENVOLVIMENTO
SÓCRATES
Sócrates foi um ateniense que viveu no século V a.C. O que sabemos de suas ideias deve-se a citações, principalmente daqueles que o conheceram, como seu discípulo Platão.
Tinha o hábito de caminhar pela cidade propondo diálogos aos cidadãos. Sócrates abordava questões complexas que acabavam por deixar seus interlocutores perplexos.
Ele é considerado o “pai da Filosofia”. Sempre buscou atingir uma verdade a partir da prática filosófica. No centro de sua busca estavam as questões humanas.
Sócrates define a função do filósofo com o de uma parteira: seu objetivo seria dar à luz ideias. Chama-se maiêutica o método de obtenção da verdade. Sócrates acreditava que o primeiro passo era o reconhecimento da própria ignorância, ideia expressa pelo lema: “Só sei que nada sei”. Para ele um pré-requisito para fazer o bem era ter uma conexão com a verdade expressa pela natureza.
Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos