Filosofia
Da escola iônica:
Thales De Mileto ~> Tudo era água
Anaxímenes De Mileto ~> A existência de uma substancia o ar
Heráclito De Éfeso ~> Tal substancia, o fogo. Para ele “tudo está em mudança, nada permanece parado.”
Da escola eleáticos:
Parmênides ~> Toda mutação é ilusória, sendo a realidade imutável. Eon (Ser)
Da escola pitagórica:
Pitágoras ~> Tudo é numero
Filolau ~> Tudo gira em torno de um “fogo central”.
Da escola Atomista:
Leucipo ~> Átomo (aquilo que não pode ser cortado) Indestrutíveis, perfeitamente densos e de infinitas formas.
2. Relacionar as escolas iônicas e pitagórica:
Os iônicos tinham como maior importância a descoberta da composição do cosmo, para o fundador da escola Iônica Tales, tudo era água, acreditando pois nas qualidades únicas de mutação dela, e que o universo era um organismo vivo.
Acreditava também que muito dos fenômenos naturais são causados por tendências ou efeitos inerentes aos próprios objetos. Que a natureza era a província da razão, e não de Deuses ou causas sobrenaturais.
Para Anaximandro o universo era eterno e infinito em extensão e seu centro ocupado pela Terra a qual atribuiu uma forma cilíndrica.
Para Anaxímenes existia uma substancia fundamental, o ar, acreditando que a medida que sua densidade mudava compunha todas as coisas.
Para Heráclito tudo está em mudança e nada permanece parado.
Segundo ele o equilíbrio é atingido através da necessária complementaridade entre os opostos a qual ele chamou de Logos.
Tal substancia para Heráclito seria o fogo, com seu poder de transformar as coisas. Sendo assim os Iônicos baseavam seus argumentos em Observação de fenômenos naturais de fora para dentro.
Os pitagóricos não havia uma distinção entre misticismo e ciência, no caso para eles um serviria de inspiração para o outro e vice versa, baseando se nessa união a opinião de que tudo é numero . Os números sendo assim uma ponte