Filosofia
O método se dá verificando se existe evidência real sobre um fenômeno ou coisa estudada; depois analisar, dividir as em unidades fundamentais, para depois sintetizar, agrupar novamente e enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
O que é empirismo:
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas
O Empirismo diz que a origem das Ideias é o processo de abstracção que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. Daí diferencia-se o Empirismo: não preocupado com a coisa em si, estritamente objectivista; nem tão pouco com a ideia que fazemos da coisa atribuída pela Razão, como ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega até nós através dos sentidos.
O que é racionalismo:
O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.
Qual era a corrente filosófica de René Descartes:
A maior parte dos historiadores afirma que ele foi o primeiro filósofo do RACIONALISMO que é um marco para a Idade Moderna.