filosofia
CAMPU VI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - NOTURO
FABIANA PATRICIA DOS SANTOS
JÉSSICA CAROLINE RAMOS CORREIA
Maceió - Alagoas
2014
FORMULE CONCEITOS PARA OS TERMOS ABAIXO:
1. FILOSOFIA
Palavra de origem grega, a qual, em sua etimologia, significa amor, amizade ao saber, uma vez que filo (Philo) denota amizade, amor fraterno e Sofia (Sophia) sabedoria.
2. CONHECIMENTO
Segundo o dicionário Aurélio, conhecimento é o ato de conhecer, enquanto que este significa ter noção, saber de. Em suma, é uma união de dados armazenados em virtude da busca do saber, bem como de experiências vividas. Para o filósofo grego Platão, “o conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro (episteme). Por sua vez, a crença e a opinião ignoram a realidade das coisas, pelo que fazem parte do âmbito do provável e do aparente”.
3. RAZÃO
São várias as concepções que conceituam esta expressão. Para a filosofia, esta palavra é uma faculdade através da qual o ser humano tem a capacidade de questionar e conceituar, definindo, assim, uma lógica, uma conexão ou até mesmo uma contradição entre eles e, neste sentido, pode induzir ou deduzir outros questionamentos e conceitos diversos dos que já conhece.
4. ÉTICA
Em virtude da diversidade social e da pluralidade de idéias, objetivando respeitar os limites, a forma de pensar e os valores uns dos outros, surgiu a ética como uma ciência que tem por objetivo estudar a moral, ou seja, ela é o estudo positivado, consumado e criado em lei, sendo ela a moral legalizada. Ela busca padronizar o comportamento moral aceito em sociedade, a fim de que seja comum entre todos. Em suma, a ética é a padronização do comportamento moral de acordo com o contexto social e moral no qual as pessoas estão envolvidas. A exemplo disso, no contexto Federal, temos o Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994, o qual aprova o Código de Ética Profissional do