Memoria Virtual
A memória virtual é uma parte comum na maioria dos sistemas operacionais dos computadores pessoais. Ela traz um grande benefício para os usuários a um preço bem acessível.
A maioria dos computadores possui uma grande quantidade de memória disponível para uso da CPU. Infelizmente, nem sempre essa quantidade de memória é suficiente para rodar de uma só vez todos os programas requisitados
Se você tivesse que carregar o sistema operacional, um programa de e-mail, um navegador e um processador de texto simultaneamente dentro da memória RAM, 128 megabytes não seriam suficientes. Se não houvesse a memória virtual, quando toda a RAM disponível fosse preenchida seu computador provavelmente diria a você: "desculpe, mas você não pode carregar mais nenhum aplicativo. Por favor, feche um dos programas abertos para poder abrir um novo". Com a memória virtual, o computador pode procurar por áreas da RAM que não foram usadas recentemente e copiá-las para o disco rígido. Isso liberará espaço na RAM para carregar um novo aplicativo.
Devido a essa cópia acontecer automaticamente, você nem percebe o que está acontecendo. É como se sua máquina tivesse espaço de RAM ilimitado, mesmo que só disponha de 128 megabytes instalados. Isso também traz grande benefício econômico, uma vez que esse espaço no disco rígido é muito mais barato do que os chips da memória RAM.
A velocidade de leitura/escrita de um disco rígido é muito mais lenta do que a da RAM, e sua tecnologia não é ajustada para acessar pequenas quantidades de dados de cada vez. Se o seu sistema depende muito da memória virtual, você notará uma queda significativa no desempenho. A chave é ter RAM suficiente para lidar com tudo isso simultaneamente assim, o único momento em que a lentidão da memória virtual é observada é quando existe uma pequena pausa na mudança de tarefas. Quando é este o caso, a memória virtual é perfeita.
Mas quando não é este o caso, o sistema operacional terá que trocar constantemente