Filosofia
“raios de luz” (item 05). Se omeio não é homogêneo, como a atmosfera que envolve a
Terra, a luz faz uma curva. Nós só estudamos meios transparentes e homogêneos. Este princípio garante a existência da sombra, quando a fonte épuntiforme, e da penumbra quando a fonte é extensa. Com base no princípio da propagação retilínea, criou-se a câmara escura de orifício, cujo esquema e funcionamento apresentamos abaixo:
A caixa temum orifício que está voltado para o objeto, por exemplo, uma árvore. A luz do Sol refletida pela árvore é enviada para a caixa, atravessando o orifício, e determinando no fundo dela, quenormalmente é feito com papel vegetal translucido, uma imagem invertida. Seja AB = o tamanho da árvore, A’B’ =i, o tamanho da sua imagem, p a distância da árvore até o orifício e p’ a profundidade da caixa= distância da imagem até o orifício. No esquema, existem dois triângulos que são semelhantes. Daí:
Conhecendo-se o, p , p’, obtém-se o tamanho i da imagem.
-Independência dos raios luminosos:Dois raios de luz se cruzam e cada um segue seu caminho como se nada tivesse acontecido.
Por esse princípio é possível construir imagens cruzando os raios de luz que saem de um sistema óptico.-Reversibilidade: Se a luz segue um caminho quando vai de um ponto A para outro
B, quando voltar de B para A, mantendo-se as mesmas condições, seguirá o mesmo caminho. Este princípio é aplicadonos espelhos retrovisores.
Do rosto da moça Do rosto do motosaem raios de luz rista saem raios de que incidem no es- luz que incidem no pelho e vão para a espelho e vão para vista do motorista. avista da moça.
2- Reflexão e refração são fenômenos muito comuns que estão relacionados à propagação da luz. Quando a luz está se propagando em um determinado meio e atinge uma superfície, como