Filosofia
R: Segundo Chauí, os filósofos se preocupam com o conhecimento desde os primórdios. Para tanto, basta levarmos em conta o fato de afirmarem que a realidade é racional e que podemos conhecer porque somos racionais;a nossa razão é parte da racionalidade do mundo, dela participando.
2-Explique “Não podemos banharmos duas vezes no mesmo rio, porque ás águas nunca serão as mesmas e nós nunca somos os mesmos”
R:As coisas sensíveis não são eternas, mas estão em constante transformação.Um exemplo somos nós mesmos. Hoje quando acordamos não somos os mesmos que ontem, alguma coisa mudou em nós, e daqui a uma hora não seremos o que somos agora.
3-O que era a verdade para Sócrates?
R: Afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e das palavras ou de opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.Os sentidos nos dão as aparências das coisas e as palavras, meras opiniões sobre elas.Conhecer é passar da aparência a essência, da opinião ao conceito, do ponto de vista individual á idéia universal de cada um dos seres e de cada um dos valores da vida moral e política.
4-Como Platão diferenciava as formas de conhecimento?
R: Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimentos, que vão do grau inferior ao grau superior:crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Para ele, os dois primeiros graus devem ser afastados da filosofia –são conhecimentos ilusórios ou das aparências como o dos prisioneiros da caverna-somente os dois últimos devem ser considerados válidos. O raciocínio treina e exercita nosso pensamento, preparando –o para uma purificação intelectual que lhe permitira alcançar uma intuição das idéias ou das essências que formam a realidade ou que constituem o ser.
5-Qual a idéia trazida pelo cristianismo, importante para o pensamento filosófico?
R: A idéia de que cada ser humano é uma