FILOSOFIA
Em primeiro lugar, pois essa preposição enuncia algo sobre a origem das coisas. Em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação, e em terceiro lugar porque nela, embora apenas em estado crisálida está contido o pensamento.
A reflexão de Tales é filosófica pois, necessita de uma observação da natureza e um questionamento sobre os fundamentos da água.
Livro, página 43
Milagre grego é a passagem do saber mítico para o pensamento racional. Pela primeira vez, o homem busca explicação da natureza dentro da própria natureza.
A Ágora era a praça pública onde aconteciam as transações comerciais e as discussões sobre a vida da cidade, a começar por sua defesa. O acesso a Ágora torna-se cada vez maior, estendendo-se a todos os que têm direito a cidadania.
Democracia direta é aquela a qual os cidadãos deciddem tudo que lhes afeta. Por exemplo, decidem com quem a cidade deve entrar em guerra.
Os primeiros filósofos centram sua atenção na natureza e elaboram concepções de cosmologia procurando o princípio construtivo do Universo.
Diante dos saques de Abreu e Lima, quais seriam as interpretações de Durkheim, Weber e Marx do acontecimento, de acordo com suas teorias? (SOCIOLOGIA) Durkheim: Relacionaria o acontecimento com o fato social, de acordo com Durkheim, o fato social consiste em maneiras coletivas de pensar, sentir e agir. Ele relacionaria principalmente com o fato social patológico que é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social, ou seja, carência de regularmentação social, falta de regras sociais, entre outros. Marx: Relacionaria com a luta de classes que é o confronto entre duas classes distintas, a burguesia e o proletariado. Entre as classes de cada sociedade há uma luta constante por interesses opostor, eclodindo guerras civis declaradas ou não. Os trabalhadores são economicamente explorados e os patrões obtém o lucro pela mais-valia. Weber: Relacionaria com a ação social