Um caráter através do esporte
Trabalhar o tema “Educação Física e Esporte” é o objetivo deste ensaio científico que é embasado em autores que tratam o assunto de distintos pontos de vista, somados a isto algumas experiências. Dentro desta linha, onde abrange um leque de opções de assuntos a ser desenvolvido,
O esporte possui vários focos, que em sua grande maioria são imperceptíveis. Através dele podem ser vislumbradas diversas possibilidades de sociabilização, onde se pode citar saúde, respeito entre companheiros e adversários, observância das regras, entre outros.
Tipos de Educação Física
Educação Física Higienista
Segundo Carlos (1988) na educação física higienista a questão da saúde física esta em primeiro plano, cabe a educação física o papel de formar homens e mulheres sadios, fortes e dispostos a ação. Este tipo de educação não se preocupa apenas na saúde individual, mas sim no geral fazendo com que essas pessoas em qualquer tipo de esporte ou recreação disciplinem seus hábitos para uma vida coletiva melhor.
A educação física higienista visa a possibilidade e necessidade de resolver o problema da saúde publica pela educação.
Educação Física Millitarista
Para Carlos (1988) educação física militarista é uma educação física militar é outra, pois na primeira não se resume a pratica militar de preparo físico e sim visa impor padrões de comportamento estereotipados. Juntamente com a educação física higienista também se preocupa com a saúde individual e publica. A seu principal objetivo é formas pessoas de juventude que suportem o combate, a luta e a guerra, entra então sua rigidez. Visam a eliminação dos fracos e incapacitados e maximização dos fortes. Coragem, vitalidade, heroísmo e disciplina são sua base.
Educação Física Pedagogista
Carlos (1988) afirma que nenhuma das duas disciplinas acima leva em conta a educação física de forma educativa a fim de se encaixar nos currículos escolares.