Agropecuaria Comercial Moderna
Pode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
Agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.
Agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.
Agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
Agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).
Agricultura científica: é a moderna agricultura. Encontra-se principalmente nos países desenvolvidos e possui as seguintes características utilização intensiva de máquinas agrícolas, como tratores, semeadeiras, colheitadeiras; uso de técnicas de cultivo, com proteção ao solo e à lavoura; uso intensivo de adubos, fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas; adoção, em larga escala, por parte dos agricultores, de cooperativas agrícolas; construção, em larga escala, de silos, câmeras frigoríficas e outros meios de armazenagem de produção; apresentação de uma rede de transporte estruturada, permitindo rápido acesso entre áreas de produção e de consumo; utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento