filosofia
1) O Positivismo defende a supremacia da ciência: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais.
2) O método das ciências naturais (identificação das leis de causa e efeito) não vale somente para o estudo da natureza, mas também para o estudo da sociedade.
3) O Positivismo não apenas afirma a unidade do método científico e a superioridade desse método para o conhecimento, mas também coloca a ciência como o único instrumento em condições de resolver todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.
4) O Positivismo é uma filosofia otimista que nasce da crença no progresso humano e social, rumo ao bem-estar generalizado em uma sociedade pacífica e solidária.
5) A positividade da ciência leva o Positivismo a combater as concepções idealistas e espiritualistas da realidade, concepções que os positivistas rotulavam como metafísicas.
Os três estados do Positivismo:
Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Moneísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
Metafísico: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
Positivo: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o