a importância da estatistica
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
A importância da Estatística na formação profissional cresce a cada dia devido a grande quantidade de informações e conhecimentos disponíveis na mídia, que estão mudando o perfil dos novos profissionais. Segundo Ruberg e Mason (1988) neste mundo sobrecarregado com informações, as vantagens nos negócios e no campo pessoal estará com os indivíduos capazes de separar a informação mais importante da trivial. Para esses autores, habilidades em reduzir dados, interpretá-los, colocá-los em documentos efetivos, documentando decisões, explicando complexas matérias em termos simples e persuasivos já são altamente apreciadas em negócios, na educação e no campo militar e serão mais apreciadas à medida do aumento vertiginoso das informações.
Segundo Pereira (1997), a Estatística pode ser considerada a tecnologia da ciência, auxiliando a pesquisa desde o seu planejamento até a interpretação dos dados. Segundo esse autor, a Estatística, além de ser uma técnica de coleta e apresentação de dados (análise exploratória e descrição, gráficos e tabelas) é também modelagem (probabilidade e processos estocásticos), análise indutiva (inferência: testes e estimação) e previsão e controle (verificação).
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é