A importância da Estatistica
A utilização da Estatística é cada vez mais acentuada em qualquer atividade na vida moderna. Desde as Ciências Sociais, Psicologia e Sociologia até áreas como Educação, Ciências Humanas e Físicas, Ciências da Saúde, Jornalismo, Comunicação e Artes de forma geral. A seguir, você vai conferir alguns exemplos práticos, indicando a importância da Estatística no seu dia a dia e como ela tem assumido um papel bem mais abrangente nas últimas décadas. O primeiro exemplo se trata das Ciências Biológicas e o segundo das Ciências da Saúde.
Exemplo 1: “1 em cada cinco espécies conhecidas de plantas pode desaparecer, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza”
Exemplo 2: “10 casos de dengue do tipo 4 foram confirmados em Roraima neste ano. Fazia 28 anos que o Brasil não tinha registros de contaminação por esse vírus, tão potente quanto os de dengue dos tipos 1, 2 e 3” Fonte: Revista Veja – Editora Abril. Edição 2.185 – ano 43 – nº 40, 6 de outubro de 2010. Com base nestes exemplos apresentados, cite outros três exemplos práticos e ramos de atuação diferentes, indicando a importância da Estatística no dia a dia.
Informação: Não serão considerados exemplos já citados no livro Texto Estatística descritiva. Apresente outros exemplos, e não se esqueça sempre que necessário cite a Fonte da pesquisa apresentada.
Exemplo 1 - O hábito de separar lixo reciclável faz parte da rotina de 57% dos paulistanos, contra 43% que não tem esse costume.
Fonte - www.datafolha.folha.uol.com.br
Exemplo 2 -" mostrou que dos jovens, entre 15 e 25 anos, faziam uso de bebidas esportivas (12%), hipercalóricos (12%), aminoácidos (10%), proteínas (10) e creatina (8%), sendo mais comum o consumo pelo homens."
Fonte - www.globoesporte.globo.com
Exempo 3 - Um sexto da população mundial pode morrer vítima de cigarro no próximo século.
Fonte-