Relatório Complexos com Níquel
INSTITUTO DE QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL II
COMPLEXOS COM NÍQUEL: H2O, en, C2O4-2, CN-
PROFESSOR: ROBERTO MARCHIORI
DATA DE ENTREGA: 13 DE DEZEMBRO DE 2013
Introdução
Com o avanço da tecnologia e os instrumentos de pesquisa, novas técnicas químicas foram desenvolvidas para resolver problemas atuais da sociedade. Uma das áreas mais favorecidas foi a de complexos químicos.
Um complexo, ou composto de coordenação, é formado por um ou mais íons metálicos, que atuam como um ácido de Lewis, que recebem os pares de elétron disponíveis dos ligantes, bases de Lewis, sendo estes carregados negativamente ou neutros.
São inúmeras as aplicações dos complexos em nossas vidas, como nas indústrias metalúrgicas em que são formados complexos solúveis para que a separação seja possível, na medicina são utilizados complexos que coíbem a reprodução de células cancerígenas e tumorais ou ainda na desintoxicação de pessoas contaminadas por metais pesados e ainda na conservação de alimentos, na área de limpeza e análises químicas os complexos tem extrema importância. Um dos principais ligantes é o EDTA que é um ligante polidentado e liga-se ao metal central sempre na proporção 1:1.
Neste trabalho apresentaremos sínteses de compostos de coordenação com níquel como centro metálico. O níquel foi estudado por ser um metal abundante na crosta terrestre e por ser amplamente utilizado na indústria metalúrgica, melhorando as propriedades das ligas produzidas.
Em solução aquosa, o metal apresenta estado de oxidação 2+, o mais comum. O íon Ni2+ encontra-se coordenado às moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+, de cor verde.
O níquel apresenta uma riquíssima química de coordenação onde são conhecidos complexos com estados de oxidação que vão de 1- até 4+, cujo estudo contribuiu para o desenvolvimento da ciência na área dos compostos de coordenação.
Os