Teor de Níquel
Campus Centro Oeste _ Dona Lindu
Bacharelado em Farmácia
Disciplina de Química Analítica Aplicada I
AULA PRÁTICA
MÉTODOS GRAVIMÉTRICOS POR PRECIPITAÇÃO
Ana Claudia de Souza Pinto Anna Luisa de Oliveira Silveira Bruna Gabriela Rocha
Supervisor: Luiz Fernando Soares
Divinópolis,
Agosto/2013
Resumo Através do experimento de análise gravimétrica por precipitação realizado foi possível determinar que a porcentagem presente de níquel na amostra foi 20,04 %. Entretanto o valor encontrado possa conter erros além de erros aleatórios e sistemáticos, também pode conter erros pessoais.
Introdução A gravimetria trata da obtenção, por tratamento químico da substância sob análise, e da pesagem de um composto ou elemento na forma mais pura possível. É um método macroscópico que envolve, normalmente, amostras relativamente grandes em comparação de macroconstituintes da amostra (faixa de porcentagem); com os o outros procedimentos analíticos quantitativos. O objetivo de usar a gravimetria como método analítico se deve ao fato de que as vantagens deste tipo de análise superam suas desvantagens para análise que será descrita neste relatório. _Vantagens da análise gravimétrica:
As operações unitárias utilizadas são de fácil execução e boa reprodutibilidade;
Usa-se equipamentos simples e de baixo custo;
É um método muito utilizado na determinação
_Desvantagens da análise gravimétrica:
O tempo necessário para execução da análise, geralmente, é longo;
O grande nº de operações necessárias pode levar a uma série de erros acumulativos;
Os erros podem ser devidos a falhas de execução ou erros devidos a elementos interferentes existentes na amostra original; Os cálculos são realizados com base no peso atômico e peso molecular, e se fundamentam em uma constância na composição das sustâncias puras (estequiometria) das reações químicas. A