Filosofia
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MARCONE GOMES NASCIMENTO
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E A RELAÇÃO FILOSOFICA ENTRE ÉTICA E MORAL
Floriano
2013
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
As narrativas míticas desempenhavam uma função central na sociedade grega. Além de estabelecer uma grande importância na vida social, os mitos gregos colocavam em evidência uma concepção de mundo de natureza religiosa que propiciava respostas às principais indagações existenciais que desde sempre inquietaram a existência humano.
Pode-se dizer que a filosofia surge como uma espécie de rompimento com a visão mítica do mundo. Enquanto os mitos se organizavam em narrações, imagens e seres particulares, a filosofia inaugurava o discurso argumentativo, abstrato e universal. Além disso, ao contrário dos autores de mitos, os filósofos gregos tentaram com obstinação elaborar concepções de mundo que fossem isentas de contradições e imperfeições lógicas.
A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro.
Se pensarmos que a filosofia é a ação de refletir sobre tudo, que é a investigação curiosa para descobrir a verdade das coisas, então a filosofia surgiu com o primeiro homem racional. Porém, a curiosidade alicerçada em uma forma de pensar lógica e racional só surgiu muito tempo depois.
A filosofia nasceu na Grécia por volta do século VI a.C., século em que as explicações fornecidas pela mitologia não mais satisfaziam os homens, o que instigou a criação de um saber consciente. Desde a Antiguidade, o trabalho de muitos filósofos distingue-se por seu caráter argumentativo e questionador, e, mediante as semelhanças entre pensamentos, eles se agrupam em escolas ou correntes diferentes de pensamento.
De