filosofia
1 - O que distingue a atitude filosófica da atitude do senso comum? Justifique (até 5 linhas).
Achamos óbvio que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta, que possam possuir valores morais e religiosos, que seguem políticas e pensamentos artísticos, vivem na companhia de seus semelhantes e procuram se distanciar dos diferentes por discordarem de suas atitudes e entrarem em conflitos. Isto significa que acreditamos que somos seres sociais, morais e racionais e que seguimos regras e normas.
2 - Ao refletir a realidade, pelo que procura o filósofo? (Até 5 linhas).
O pensamento filosófico nada mais é, que uma forma de observar a realidade e procurar pensar sobre os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.
Qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, como uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum? Argumente.
Resposta:
A filosofia foi inventada pelo simples fato de colocar uma ordem natural nos pensamentos e crenças da população, tornando o convívio das famílias amável, o convívio social mais democrático e o convívio político mais sensato. Assim conseguiram organizar o estado e deixar a população mais unida e confiante. Tornando a filosofia não como resposta para apenas uma pergunta e sim, transformando em palavras a resposta de uma nação.