Filosofia
Arte do romantismo
- O romântico quase sempre aparece como uma reação e/ou oposição ao clássico/neoclássico.
- O artista clássico via a si próprio como um humilde artesão, que procurava chegar ao mais alto nível de perfeição técnica.
Música, músicos e audiência.
- Os intérpretes e compositores passaram a atuar de forma cada vez mais autônoma, rejeitando o antigo status de ‘’criados’’ de nobres aristocratas. As funções da música se tornaram outras, agora ela não pretendia apenas AGRADAR ás audiências.
Gênio romântico
- O gênio era o indivíduo dotado de uma capacidade extraordinária para a expressão criativa de variadas ideias, emoções e sentimentos.
Virtuosismo
- Revela a preocupação do artista romântico em explorar os extremos, o inalcançável, o sobre-humano.
Estilo romântico na pintura
- O artista romântico dedica-se á produção de obras que privilegiam a abordagem emocional. O artista almeja a investigação de seus próprios impulsos naturais. O culto á natureza. Acreditava que se o homem comportasse apenas de ‘’modo natural’’ , dando livre vazão a seus impulsos, o mal desapareceria.
Teatro romântico
Surgiu em um momento em que a burguesia estava no centro das atenções e conquistava uma posição dominante. Então o teatro refletia em muitos aspectos, os gostos estéticos burgueses, buscando inspiração no passado e trazendo de volta aspectos de uma humanidade desaparecida.
- exploração do grotesco
- contrapunha-se ao que era chamado de sublime.
Teatro histórico
A representação cênica do romantismo pendia entre a reconstituição mimética da história e a liberdade poética do criador.
Homem e natureza
A natureza idealizada é um tema recorrente no Romantismo, pois parecia oferecer um contraponto ao artificialismo da vida urbana.
Natureza sublime
François Millet: - aborda delicadamente o tema de uma natureza sublime ao representar o cotidiano dos camponeses. - relação do indivíduo com a natureza e a