Filosofia
A história da filosofia é para muitos a coluna vertebral da epopéia histórica ocidental. É fato que em dois mil e quinhentos anos de existência muitos movimentos revolucionários ocidentais ganham mais sentido e coerência quando analisados em paralelo com a evolução do pensamento filosófico. O estudo da história da filosofia é igualm ente indispens ável para a com preensão do pensamento de alguns de seus principais personagens.
Interpretação
• Eu valho muito pouco, sou sincero, dizia o Um ao Zero, no entanto, quanto vales tu? Na prática és tão vazio e inconcludente quanto na matemática. Ao passo que eu, se me coloco à frente de cinco zeros bem iguais a ti, sabess acaso quanto fico? Cem mil, meu caro, nem um tico a menos nem um tico a mais. Questão de números. Aliás é aquilo que sucede com todo ditador que cresce em importância e em valor quanto mais são os zeros a seguílo. (Trilussa)
1
…
• Exausta, a pobre lesma da vanglória, ao atingir o cume do obelisco, disse, olhando da própria baba o risco:
Meu rastro ficará na também na História!
Filosofia antiga
• Compreende os quatro grandes períodos da filosofia greco-romana, indo dos pré-scocráticos ao período helenístico.
O Período helenístico (Séc. III a. C até o séc VI d.
C. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros padres da Igreja, a filosofia sobretudo se ocupa com questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem a Natureza e de ambos com
Deus.
2
Filosofia Patrística
• Resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais (Paulo e João) e pelos primeiros padres da
Igreja para conciliar a nova religião (cristianismo) com o pensamento filosófico dos gregos e romanos. A filosofia patrística liga-se, portanto, à tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.
Filosofia Medieval
• Séc. VIII ao XIV. Abrange