Filosofia
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
TAGUATINGA – DF
14 SETEMBRO – 2012
Capitulo 1
As perguntas foram importantes para proporcionar momentos de reflexões. Cada resposta acrescentava uma nova visão e um novo aprendizado para os integrantes do grupo. As discussões foram feitas de uma maneira, que dava oportunidade para todos expressarem sua opinião. Cada aluno relatava suas aspirações, seus anseios e suas experiências de vida. Ao analisar esse momento, foi tirado varias conclusões que serviram de base para nossa vida como estudante e como pessoa.
A primeira conclusão é o fato de percebermos que as pessoas agem, pensam e reage diferente. Isso é algo que pode ser positivo, pois todo ser humano pode contribuir com seu conhecimento e suas experiências, resultando numa somatória que pode mudar situações críticas.
Outra percepção foi feita, pela análise das perguntas. Todas eram importantes. A sétima pergunta mencionava se existia uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida e pedia também para justificar. Os membros do grupo deram respostas diferentes, mas todas foram importantes para chegarmos numa conclusão. Esta será mencionada agora: quando a cidadania é exercida, ou seja, se o cidadão consegue exercer seu direito de escolha e de se expressar, gera benefícios para sua vida, tornando-a mais plena. O individuo, quando, alcança liberdade, o seu estado de vida torna- se mais prazeroso e isso afeta positivamente em sua qualidade de vida. Outra pergunta pertinente foi sobre o assunto que é viver em sociedade. Esta foi respondida assim: é tentar viver em harmonia, se adaptar as diferenças, manter relacionamentos para própria sobrevivência. Também esta ligada a obediência de leis, regras, princípios que a sociedade impõe.
Foram importantíssimos os temas a serem abordados. As opiniões e ideias, expressadas, também tiveram seu valor. Os questionamentos foram relevantes