Pesquisa social
Na década de 90, emerge na economia mundial um processo intenso de mudanças proveniente da globalização e reestruturação produtiva. Este período é marcado por novas formas de produção e avanços tecnológicos, tendo como elemento norteador o funcionamento de um mercado global, pautado pelo aumento do fluxo de investimentos diretos estrangeiros e fluxos de capitais, o avanço do comércio e da tecnologia.
A abertura da economia ao mercado global trouxe impactos diretos nas indústrias e no nível de empregos. A reestruturação econômica provocou alterações no mercado de trabalho que também modificou o seu perfil, de um mercado predominantemente formal para um mercado com forte participação do setor informal.
ABERTURA DA ECONOMIA AO MERCADO INTERNACIONAL
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
* As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo. * O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes,