Metodologias
http://improveit.com.br/xp. http://www.hardcode.com.br/metodologia-agil-de-desenvolvimento-de-software-extreme-programming-xp/ http://www.devmedia.com.br/os-quatro-valores-do extreme-programming/5513. Acesso em: 03 nov de 2012.
Um estudo comparativo sobre métodos ágeis.Ano.Disponível em: Revista SQL Magazine.
Conclusão
Não é suficiente seguir apenas uma ou outra abordagem para o desenvolvimento. É necessário avaliar o grau de necessidade para cada projeto e seguir os objetivos, mesclando ambas as metodologias de desenvolvimento de software com as características que são mais adequadas à necessidade da empresa, do cliente, do sistema e da equipe de desenvolvimento.
Processo de Software Um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre ela, pelas quais se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e baixo custo. Obviamente, um processo que não aumenta a produção (não suporta projetos de software grandes) ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado. Podemos considerar que de forma geral um processo de software padrão pode ser visto como um conjunto de atividades, métodos, ferramentas e práticas que são utilizadas para construir um produto de software. Na definição de um processo de software devem ser consideradas as seguintes informações: atividades a serem realizadas, recursos necessários, artefatos requeridos e produzidos, procedimentos adotados e o modelo de ciclo de vida utilizado.
Fases de um processo de Software 1. Especificação de Requisitos: tradução da necessidade ou requisito operacional para uma descrição da funcionalidade a ser executada. 2. Projeto de Sistema: tradução destes requisitos em uma descrição de todos os componentes necessários para codificar o sistema. 3. Programação (Codificação): produção do código que controla o