Filosofia
Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Nesse sentido, não se poderá deixar de referir que, à entrada da Academia, segundo fontes posteriores, se lia a máxima: “Que não entre quem não saiba geometria”.
Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Indagado certa vez sobre a atividade do demiurgo, respondeu: “Ele geometriza eternamente”.
Além disso, a Matemática é o modelo de todo o processo de compreensão. Se a missão da filosofia é descobrir a verdade para além da opinião e da aparência, das mudanças e ilusões do mundo temporal, a Matemática é um exemplo notável de conhecimento de verdades eternas e necessárias independente da experiência dos sentidos. Como Platão defende na República, o filósofo deve saber matemática porque “ela tem um efeito muito grande na elevação da mente compelindo-a a raciocinar sobre entidades abstratas”
" A matemática é a honra do espírito humano. "
Platão
A FILOSOFIA DE PLATÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MATEMÁTICA
Elisandro da Silva
Orientação: Prof. Josimar de Souza
Curso Licenciatura Plena Parcelada em Matemática
O que me levou a escolher o tema filosofia de Platão e sua contribuição para o Ensino Aprendizagem de Matemática em meus estudos de monografia, foram as inúmeras dificuldades encontradas por mim, enquanto aluno do ensino fundamental e médio na disciplina de matemática. muitas vezes, por ter professores despreparados para ensinar, a disciplina era vista como"bicho papão", a que reprovava o maior número de alunos, outras vezes pelos conteúdos mais importantes ficarem no final do livro didático, não eram trabalhados (infelizmente isso ainda é um fato). a utilização de referencias bibliográficas foi a base para a elaboração e desenvolvimento desse trabalho. o mesmo procura abordar a relação entre as idéias de Platão o ensino aprendizagem de matemática e as contribuições que o mesmo