filosofia
Índice
Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de filosofia, e tem como objetivo principal refletir sobre se a ética de uma ação só se deve basear nas intenções, e se são estas que realmente devem orientar e servir para julgar uma acção. Tem, por isso, o seguinte objetivo:
Provar que, na realidade, o que deve orientar a ação é a intenção, e não a consequência.
Esta problemática é deveras importante uma vez que permite perceber o que se deve ter em consideração para realizar uma qualquer ação do dia-a-dia. Permite, igualmente, estabelecer um critério válido para julgar essas mesmas ações.
1. Ética
1.1 Definição
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois a moral fundamenta-se na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, procura fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.
Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas procura a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
A ética pode ser confundida com lei, embora a lei, com certa