Filosofia
Teresina 29 de Outubro de 2013
Capítulo 6 Trabalho,alienação e consumo
1.Trabalho como tortura?
É quase universal que as pessoas vejam o trabalho como tortura e como se “hora feliz” só existisse no tempo-após-o-trabalho. A origem comum da palavra trabalho já identifica o trabalho á tortura; Pois a própria palavra trabalhar deriva do Latim Tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus, próprio para atar os condenados ou para manter presos os animais difíceis de ferrar.
Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, só podemos concluir que o ser humano está condenado à infelicidade. Para reverter esse quadro pessimista, vejamos os aspectos positivos do trabalho.
2. A humanização pelo trabalho
O trabalho transforma a natureza mediante ao esforço coletivo para arar terra,colher frutos, domesticar animais etc; como também pelo trabalho surgem instituições como a família, o estado, a escola; obras de pensamento como o mito, a ciência, a arte, a filosofia.
Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas ele torna-se mais humano, constrói a própria subjetividade .O trabalho ele além de modificar o homem de varias formas como condição de humanização o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos.
Quando as pessoas são obrigadas a viver do trabalho alienado, que resulta de relações de exploração, o trabalho não é visto de maneira positiva. Mais o Trabalho é tortura ou emancipação? Se voltarmos nosso olhar à historia para ver como as pessoas trabalham e o que pensam sobre o trabalho, teremos