Os média na educação
O livro de Rieffel (2003) Sociologia dos Média é constituído por sete temas, este fornece linhas orientadoras de reflexão sobre o impacto dos meios de comunicação na democracia, bem como na política, aborda ainda o que influencia a opinião pública, a publicidade, os comportamentos da comunicação social e do Jornalismo.
Os meios de comunicação tem a função de informar, formar, educar, entreter, persuadir ou propor e ensinar dividindo opiniões, gerando discussões, debates entre o público, uma vez que eles também têm a sua cota parte de influência no desenvolvimento da identidade dos jovens e nas atitudes e comportamentos dos adultos, onde se manifesta bastante é na politica em que por vezes existe uma união de forma indirecta entre os intervenientes desta e os média. A televisão e a Internet são os meios de comunicação mais utilizados nos dias de hoje, não incluindo o telemóvel que detém grande influência principalmente nos mais jovens. Mais especificamente, a televisão detém um grande controlo nas pessoas. Desta forma pode trazer más influências e através de todas as suas estratégias ela tenta acima de tudo persuadir o telespectador ou então a sensibiliza-lo para os problemas do mundo.
Os média com o intuito de obter audiências e lucros financeiros, apoiam a classe política permitindo que estes se façam ouvir e se mostrem aos cidadãos, de tal forma que, em período eleitoral os debates políticos e as imagens das campanhas eleitorais ocupam uma grande parte da programação quer de rádio, de televisão assim como, manchetes de jornais.
A política é importante mas muitas vezes torna-se abusiva.
Segundo Reiffel (2003) o modelo marketing da comunicação política introduziu como é evidente inúmeras mudanças no comportamento dos políticos e nas suas relações politicas.
Os meios de comunicação acabam por ter uma enorme influência nos seus recetores, em que estes podem reagir das diversas formas, ou seja comportam-se ou a