Voleibol
Caracterização
O voleibol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efetivos e, no máximo, seis suplentes, podendo um ou dois destes jogadores desempenhar a função de líbero.
Objetivo
Enviar a bola por cima da rede para o campo do adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria equipa, no cumprimento do regulamento específico.
Regulamento
O campo
É retangular, com a dimensão de 18 × 9 metros, com uma rede no meio, colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores masculinos – 2,43 metros; femininos – 2,24 metros).
A equipa
É constituída por 12 jogadores:
• 6 jogadores efetivos;
• 6 jogadores suplentes.
Regulamento
Início e recomeço do jogo
Antes do início do jogo, o árbitro realiza o sorteio com os dois capitães de equipa. O vencedor pode escolher entre serviço/receção ou campo A/campo
B em que vão começar a jogar.
A equipa que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo, após o apito do árbitro.
No segundo set, as equipas trocam de campo e a que fez a receção no primeiro set inicia o jogo.
Nos restantes sets, as equipas voltam a alternar, com exceção do quinto set, onde se realiza novo sorteio e as equipas trocam de campo aos 8 pontos.
Regulamento
Duração e interrupções de jogo regulamentares
O jogo de voleibol não tem duração determinada.
Os intervalos entre sets duram três minutos. Nos jogos de categoria seniores existem, em cada um dos quatro primeiros sets, dois tempos técnicos de um minuto de duração cada, aos 8 e 16 pontos.
Cada equipa tem direito a pedir um máximo de dois tempos mortos de 30 segundos cada e pode realizar seis substituições por set.
Regulamento
Sistema de pontuação
Uma equipa conquista um ponto cada vez que ganha uma jogada. Se uma equipa serve e ganha a jogada, o mesmo jogador volta a servir. Se a equipa que ganha a jogada tiver