Filosofia
CONCEPÇÔES SOBRE O SER HUMANO
O mundo existe independentemente da nossa existência, e ele é como enxergamos.
A realidade é o ajuste que fazemos entre o que enxergamos é a idéia do que temos sobre as coisas, ou seja é tudo que existe de fato.
Podemos então dizer que mundo é tudo aquilo que constitui a realidade.
O ser humano é um termo genérico que diz respeito à espécie. Ser humano é ser singular, autônomo, original e principalmente dotado de pensamento livre e sem limites.
O ser humano não consegue viver isoladamente, as relações entre as pessoas formam uma sociedade, portanto o ser humano não pode se realizar como tal senão vivendo sociedade .
A grande finalidade da vida social é garantir a continuidade da vida, satisfazer as necessidades, interesses e desejos dos seres humanos.
O conhecimento é a relação que os ser humano faz entre um sujeito e o objeto a ser conhecido. Esta relação é uma construção fundada no uso crítico da razão, vinculado a princípios éticos e as raízes sociais.
O ser humano se torna um cidadão quando dentro de uma sociedade ele tem direitos e deveres, e através desses direitos ele pode exercer a sua cidadania e melhorar a sua qualidade de vida.
As condições de qualidade de vida são termômetros de nossa situação de cidadão,pois os problemas evidenciados no espaço urbano são uma espécie de termômetro das condições de vida da população e resultam, em grande medida, das fragilidades de