Transtornos mentais - doenças ocupacionais
Muitas vezes as patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do que se chama de estresse ocupacional. Ele é ocasionado por vários fatores. Ter de cumprir metas abusi-vas, por exemplo. Há muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporati-vos, e a pressão que se forma leva às alterações.
Entre os males, o mais comum é a depressão. Em determinados anos, responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental. Como ela é mais comum entre as mulheres - na proporção de 3 para cada homem, sua incidência predomina nas ocu-pações em que há mais profissionais do sexo feminino. É muito verificada entre profes-soras. E também se relaciona à fase da vida da mulher. Pode aparecer quando ela está mais vulnerável, como após o nascimento de um filho ou na menopausa, períodos em que há várias alterações na parte endocrinológica.
Segunda colocada no ranking das causas de afastamento por doença psiquiátrica, a ansiedade pode estar associada a transtornos de estresse pós-traumático - eles sur-gem depois de acidentes graves com risco de morte. Policiais e bombeiros são tradi-cionalmente os profissionais mais afetados, mas bancários, bastante sujeitos a assal-tos, e caminhoneiros, que sofrem sequestros relâmpago sobretudo nas madrugadas, entraram para o grupo de risco.
Em terceiro lugar da lista estão as perturbações originadas pelo consumo de substân-cias psicoativas, como álcool, maconha e cocaína. Elas atacam principalmente quem lida com aspectos sociais que a maioria das pessoas prefere evitar, caso de lixeiros e coveiros.
Esgotamento
Um dos distúrbios característicos do mercado de trabalho atual é o Burnout, uma sín-drome de esgotamento