FIlosofia
Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, culturas e sociedades podem até mesmo possuir várias morais, uma reflexao que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais.
A filosofia moral nase quando se passa a indagar o que são, de onde vem e o que valem os costumes. A filosofia moral nasce quando, além das questoes sobre os costumes, tambem busca compreender o caráter de cada pessoa.
SÓCRATES, O INCANSÁVEL PERGUNTADOR
Sócrates perguntava aos atenienses o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir. As perguntas respondiam sem pensar no que diziam.
Após um certo tempo um ateniense via-se diande de duas alternativas: zangar-se com a impertinência do folósofo e ir embora irritado, reconhecer que não sabia o que imaginava saber. Sócrates lhes perguntava, qual o sentindo dos costumes estabelecidas, mas tambem indagava quais as disposiçoes de carater que levavam alguem a respeitar ou a transgredir os valores da cidade, e por que. As questoes socráos inaugiram a ética ou filosofia moral porque definem o campo no qual valores e obrigaçoes morais podem ser estabelecidos pela determinaçao de seu ponto de partida: a consciençia do agente moral, sujeito ético ou moral somente aquele que sabe o que faz, apenas ignorante é vicioso ou incapaz de virtudu.
ARISTÓTELES E A PRÁXIS
Devemos a Aristoteles a distinçaoentre saber teorético ou contemplativo e saber prático. O saber teorético é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independente de nós e sem nossa intervençao ou interferençia, isto é, o saber prático é o conhecimento daquilo que só existe como consequencia de nossa açao e o saber prático: práxis.
Na práxis a açao e a finalidade do agir são inseparáveis ou identicos, o que ele faz e a finalidade de sua açao são o mesmo. Na práxis ética, somos aquilo que fazemos e o que fazemos é a finalidade boa ou virtuosa.
DELIBERAÇAO E DECISAO
Devemos a Aristóteles a definiçao do campo