DEPRESSÃO E FAMÍLIA
Dayane Gonçalves Pinto
PROJETO DE PESQUISA
ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA FAMÍLIA DA PESSOA DEPRESSIVA.
Poços de Caldas,
Junho, 2013
Dayane Gonçalves Pinto
PROJETO DE PESQUISA
ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA FAMÍLIA DA PESSOA DEPRESSIVA.
Trabalho apresentado como parte da avaliação oficial da disciplina de Metodologia Científica - Prof. Ms. Jussara Gallindo – 1º semestre de 2013 – do curso de Psicologia 4º período do turno da noite.
Poços de Caldas,
Outubro, 2013
RESUMO
A depressão está relacionada a um desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Este distúrbio mental tem sintomas variados, desde pensamentos negativos até falta de vontade de fazer atividades da sua rotina, até sintomas físicos como dores no corpo e enjôos. Além disso, o indivíduo pode apresentar sentimentos de culpa ou baixa estima: distúrbios do sono ou apetite; baixa energia e baixa concentração.
Estudos mostram uma ocorrência duas a três vezes maiores de depressão em mulheres, a principal justificativa para o fato está relacionada a fatores hormonais. Estudos empíricos mostram que a depressão materna está intimamente ligada à presença de dificuldades comportamentais em crianças, principalmente em idade escolar, a mesma tende a prejudicar e comprometer o desenvolvimento infantil. A proposta da presente pesquisa é analisar os tipos de influências que a pessoa depressiva pode causar em sua família, principalmente em crianças, ressaltando assim a importância do tratamento.
PALAVRAS – CHAVES: Mulher. Depressão materna. Criança. Desenvolvimento infantil. Família.
SUMÁRIO
Contra capa......................................................................................................p.2