depressão
Introdução
A depressão é uma doença séria. Se estiver deprimido, pode ter sentimentos de tristeza extrema que duram longos períodos. Esses sentimentos são muitas vezes suficientemente severos para interferirem com a sua vida quotidiana, podendo durar não dias mas semanas ou até meses.
A depressão é uma doença comum. Cerca de 15% das pessoas terão uma depressão forte em algum período das suas vidas. A maioria dos 5.000 suicídios cometidos todos os anos no Reino Unido estão ligados à depressão.
A depressão é mais comum em mulheres do que em homens, mas isto poderá dever-se ao facto de ser mais provável as mulheres procurarem ajuda para os seus sintomas. Esta doença pode desenvolver-se em qualquer idade, até em crianças. A depressão afeta pessoas de formas diferentes e pode causar vários sintomas físicos, psicológicos (mentais) e sociais.
Sintomas
A pessoa com depressão pode ficar irritável e passar muito tempo a chorar.
Poderá ter dificuldade em tomar decisões e poderá sentir-se inútil, culpada, desesperada e desamparada.
Poderá ainda perder o interesse nas coisas de que costumava gostar. e querer passar mais tempo sozinha, evitando estar com familiares e amigos. Também poderá ter sintomas físicos como cansaço e dificuldade em dormir.
A pessoa com depressão pode perder o apetite, embora algumas pessoas aumentem o peso porque comem para se confortarem. Também poderá perder o interesse em sexo. Em algumas mulheres, a depressão afta as menstruações.
A depressão é diferente de sofrimento. O sofrimento é uma reação normal a situações de perda e manifesta-se por vagas de tristeza. Normalmente, a pessoa ainda aprecia algumas coisas na vida e tem esperança para o futuro. Contudo, com depressão, a pessoa tem um sentimento constante de tristeza e não tem uma noção positiva do futuro.
Causas
Raramente existe apenas uma causa para a depressão. Normalmente, são várias causas juntas de desencadeiam a doença. Por