A Psiquiatria de Deus
A. DADOS BIBLIOGRAFICOS COMPLETOS DA OBRA.
ALLEN, Charles L. A Psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para conseguir manter a saúde mental e espiritual. Belo Horizonte: Betânia, 5ª Ed. 1981.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE A OBRA
TÍTULO DO ORIGINAL EM INGLÊS: God’s Psychiatry
TRADUÇÃO: Myrian Talitha Lins
NUMERO DE PAGINAS: 168
FORMATO: Brochura, 10,5x18 cm.
ISBN: 978.85.358.0133.0
B. ANALISE DA OBRA
1. QUAL É O ASSUNTO CENTRAL DO TEXTO?
Charles L. Allen desenvolve o seu texto focado em mostrar a importância da “Terapia Espiritual”. Também conhecida como: Cura Espiritual, ou, “Cura Da Alma”, a terapia proposta no livro é, a que Allen chama de Psiquiatria de Deus. A Base do seu assunto é formada por quatro princípios recorrentes da Bíblia: Salmo 23, Dez Mandamentos, o Pai Nosso e as Bem- Aventuranças.
2. FAÇA UMA SÍNTESE DAS IDEIAS DO AUTOR.
Principiando o seu livro com um estudo no Salmo 23, Charles L. Allen apresenta uma nova proposta de cura, para as pessoas que não encontram na medicina uma solução para enfermidades provindas de uma mente espiritualmente doente. Em sua opinião, o Salmo transmite para o leitor, uma segurança em saber que, Deus é o pastor supremo. E isso é garantia de que nada nos faltará. Todo o Salmo se baseia nessas certezas.
Os dez mandamentos são apresentados como ancora que preserva saudável a nossa adoração a Deus. Para Charles, Deus nos deu estes mandamentos para que por eles regulemos nossa vida. Uma vez tendo a nossa vida pautada por esse conjunto de leis, temos de Deus a garantia de que seremos grandemente abençoados. A violação das mesmas é garantia de severa punição.
Para Charles, o poder, ou segredo da oração do Pai Nosso está na maneira como são configuradas em nossa mente os ensinos que por ela são transmitidos. Mais que palavras, à oração precisa ser feita de forma consciente. E isso implica ter como foco a apropriação dos pensamentos de Cristo para que, na mesma proporção do seu poder, sejamos