planejamento
Levando-se em consideração os objetivos desta matéria e tendo como campo de estudo as organizações, seja elas militares, religiosas, filantrópicas, comerciais, industriais, prestadoras de serviços etc., entende-se a moderna Organização, Sistemas e Métodos, como uma forma de melhor conhecer, analisar, intervir e racionalizar os sistemas administrativos, bem como criá-los e implantá-los.
Assim, a Organização, Sistemas e Métodos proporcionam ao aluno um método de como lidar com organizações com elevado grau de complexidade e diferenciação, propiciando subsídios ao tratamento planejado da transição, ou seja, da trajetória dos sistemas administrativos ou da mudança propriamente dita.
A importância do estudo, para quem atua na área de Organização, Sistemas e métodos, reside no fato de que todas as decisões e ações inerentes aos aspectos mencionados podem ser levadas a efeito sob o enfoque da Teoria de Sistemas.
A idéia de sistema — elementos que interagem e se influenciam, agregados em conjuntos ou todos complexos — é a essência do enfoque sistêmico. E idéia simples, mas de grande influência na formação intelectual do dirigente e de todos os tipos de profissionais do mundo moderno. O enfoque sistêmico oferece ao administrador uma visão integrada das organizações e do processo administrativo, e uma ferramenta para organizar sistemas que produzam resultados. Para entender um pouco sobre este tema, iniciaremos fazendo um breve resgate da historia de OS&M.
A Revolução Industrial
Nossa história organizacional recomeça pela Revolução Industrial, no século XVIII a sociedade era completamente dependente da atividade agrícola e dos especialistas artesanais. A Europa vivia de forma feudal, e a introdução de novas máquinas começou a transformar a sociedade rapidamente. Uma das primeiras mudanças foi à forma de organizar o trabalho em funções, era necessário ter um trabalhador para cada função representada pelos postos de