filosofia
ninguém se torna cético por duvidar de algo , apenas quando afirma alguma coisa que é tida como uma crença , mas a dúvida de Descartes é justamente para tentar fugir do ceticismo, pois tenta de alguma forma achar uma resposta para distinguir sonho da realidade.
"Penso,logo existo.."
Questão de Filosofica me ajudem .?
Releia a legenda das imagens que abrem o capitulo e reveja sua resposta á questão ali formulada. O que significa, do ponto de vista do conhecimento, o contraste entre as duas representações?
É de filosofia, não filosofica.
Precisa reler a tal legenda das imagens que abrem o tal capítulo e rever sua resposta ali formulada. Assim, veja a diferença entre elas do ponto de vista filosófico.
Fonte(s):
Me
A Filosofia Moderna e Descartes (*) Eduardo O C Chaves
I. A Filosofia Pré-Moderna: Tendências Básicas
Para entender a filosofia moderna é necessário entender a filosofia que a precedeu -- a medieval e, até certo ponto, a filosofia antiga.
Embora haja consideráveis diferenças entre a filosofia antiga e a medieval, e mesmo entre as diversas correntes que constituíram uma e outra, é possível detectar uma certa tendência básica naquilo que poderíamos chamar de "filosofia pré-moderna", e que engloba elementos básicos de uma e de outra.
Para a filosofia pré-moderna, em primeiro lugar, a existência daquilo que na filosofia moderna se convencionou chamar de "mundo exterior" (a realidade externa à nossa mente) não é um problema. Para ela, é pacífico que existe um mundo fora de nossa mente, que é objeto de nosso conhecimento. Isso não precisava ser demonstrado, porque não havia se tornado um problema.
Para a filosofia pré-moderna, em segundo lugar, a realidade contém objetos e fatos. Objetos são coisas e fatos são estados de coisas. Tanto objetos como estados de coisas existem, na realidade: eles são