Filosofia
Segundo Francis Bacon, “são de quatro gêneros, os ídolos que bloqueiam a mente humana. Para melhor apresentá-los, lhes assinamos nomes, a saber: Ídolos da Tribo; Ídolos da Caverna, Ídolos do Foro e Ídolos do Teatro.”
Fonte: BACON, F. Novum Organum. Tradução de José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Nova Cultural, 1998 p.21. Com base nos conhecimentos sobre Bacon, os Ídolos da Tribo são:
a) Os ídolos dos homens enquanto indivíduos.
b) Aqueles provenientes do intercurso e da associação recíproca dos indivíduos.
c) Aqueles que imigram para o espirito dos homens por meio das diversas doutrinas filosóficas.
Resposta: Primeiramente devemos designar o que são ídolos para Francis Bacon. Bacon denominou ídolos as falsas noções que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humano impossibilitando o acesso á verdade e gera dificuldades em relação às ciências, quando não os combatemos. Está afirmativa está errada, pois se refere a ídolos da tribo. Pois são os ídolos da tribo que imigram para o espírito dos homens por meio das diversas doutrinas filosóficas, que não levam em conta o aprendizado sobre o universo, produzem certa espécie de superstição. O exemplo disto são os alquimistas que pensavam na atividade da natureza como na atividade humana, encontrando o amor e ódio pelos fenômenos.
d) Aqueles que chegam ao espirito humano por meio de regras viciosas de demonstração.
Resposta: Está errada, pois se refere aos ídolos da tribo. Pois este tem sua origem nas ações humanas, nas limitações, preconceitos, sentimentos. O intelecto humano é semelhante a um espelho que reflete desigualmente os raios das coisas e, dessa forma, as distorce e corrompe.
e) Aqueles fundados na própria natureza