filosofia
– Boa noite! Nosso trabalho será baseado no capitulo lido: “Por uma filosofia da tecnologia”. Nos tempos atuais, vivemos em uma era totalmente voltada para a tecnologia. E quando dizemos de “tecnologia” não nos referimos apenas aos computadores, celulares, tablets, etc., englobamos todos e quaisquer instrumentos criados pelo homem.
– Podemos perceber no texto lido um exemplo claro disso: tudo em nosso redor está interligado com a tecnologia, para àqueles que querem dar um basta e buscar um refúgio onde ainda não tenha sido afetado pela tecnologia, como as praias desertas, lagos, montanhas ou florestas devem, ainda, utilizar-se de algum meio de transporte tecnológico para se locomover. Ou seja, de uma forma ou de outra, ainda terá contato com a tecnologia, mesmo que a intenção seja fugir dela.
Com isso, percebemos que no mundo atual não há mais nada, ou quase nada, que seja de fato NATURAL, tudo foi modificado pelo homem, o que então passa a ser conhecido como o UNIVERSO TECNOLÓGICO.
– Jacques Ellul, um dos maiores estudantes da tecnologia afirma que toda a sociedade está envolvida em um contexto tecnológico. Refere-se à tecnologia como o pano de fundo, a referência na qual todos os outros fenômenos sociais ocorrem. Ela é capaz de moldar nossa mentalidade, nossa linguagem, nossa maneira de estruturar o pensamento, inclusive a nossa maneira de valorar. ****
*** Valorar: atribuir valor a alguma coisa. Diante disso, percebe-se que a realidade não é mais vista como antigamente: uma atitude simples de aceitação e contemplação, muito pelo o contrário, há uma nova postura ativista, constatam-se problemas, buscam-se soluções. Como se fosse um raciocínio “matemático” onde teríamos que resolver as “variáveis” para entender a realidade em si.
egundo Martin Heidegger, “o mundo, tudo nele, está aí para ser apropriado, para ser modificado, para ser controlado e transformado”, ou seja, o mundo nos apresenta um ‘desafio’ e