Filosofia
No começo trata-se do passado de sua mãe, maltratada por seu dono, o pai de Leôncio, que a tem com um ex-feitor de bom coração. Quando estava para ser forra morre este dono e Leôncio a herda, sem intenções de alforriá-la. A esposa deste o deixa e ele manda Isaura para um cativeiro. De lá ela e o pai fogem para Recife onde conhece Álvaro e se apaixona por ele. Vai a um baile da alta sociedade e é muito admirada por seus dotes físicos e culturais, mas é denunciada como escrava pelo ganancioso Martinho.
De volta no Rio é presa por dois meses no tronco e seu pai vai para a cadeia. Prestes a ser liberta para se casar obrigada com o deformado Belchior pela liberdade, achando que Álvaro está casado, é impedida por este que liquida os bens de do falido Leôncio, que se mata para fugir da humilhação. A história foi adaptada várias vezes para outras mídias, a mais célebre sendo a novela com Lucélia Santos no papel-título. o sujeito humano só tem um imperativo: continuar.
Continuar a ser esse sujeito que ele se tornou.”.
Alain Badiou.
A função da ética é a de explicar, esclarecer e investigar as ações humanas ligadas aos valores e à moralidade. A abordagem ética será importante para uma reflexão cuja preocupação é de representar a maneira como representarmos o mundo. A questão ética resulta de uma relação política que se insere no espaço da ideologia, do equívoco.
2.1. Ética racional
O apogeu do racionalismo ético se dá no período denominado pela Filosofia de Moderno. Na Modernidade, encontram-se dois grandes períodos: o racionalismo e o Iluminismo.
O