filosofia
POLO DE aRARAS
FILOSOFIA: DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira
Francieli Caroline de Jesus Rocha
RA: 373288
Gabriela Miya Golçalves
RA: 373298
Janaina Andraani F. R. G. S. Santos
RA: 373369
Magali Cristiane Naitzel
RA: 373536
ARARAS SETEMBRO/2012
Por que ensinar Filosofia na sociedade contemporânea?
A origem da palavra FILOSOFIA é grega: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
O grande filosófico Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Eis a grande importância do ensino de filosofia no currículo oficial da Educação Formal, despertar o amor pelo conhecimento.
A sociedade contemporânea impõe o conhecimento dinâmico, multifacetado: da informação, da comunicação, social, político e todos os demais fatos e princípios acumulados pela humanidade no decorrer do tempo.
Porém, para estender a ideia de conhecimento como um processo que possa alterar a conduta do ser humano, a filosofia, a epistemologia ciências que dedica o estudo do conhecimento e suas fontes e variedades e limites. Na epistemologia, o empirismo indica que o conhecimento surge da experimentação, ou seja, na relação do sujeito com objeto na ação do cotidiano. Já para o apriorismo o conhecimento é inato, pode existir dentro de nós sem qualquer prévia