Filosofia
Curso: Pedagogia
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação
31/09/2. 012
Os Fundamentos Filosóficos da Educação
Resumo
Neste breve estudo da Filosofia da Educação podem-se ser constatados vários aspectos importantes que envolvem desde nós futuros professores, tanto como a sociedade e cada um de nós como cidadãos, já que desconhecemos ou pouco sabe sobre os aspectos filosóficos que envolvem as nossas vidas. Vimos tão quão é abrangente este segmento pouco incentivado na escola, e o tão quão a filosofia faz parte das nossas vidas, nos fazendo pensar nas desigualdades sociais; pode-se observar a opinião de vários estudiosos da área que nos abrem os olhos e a nossa mente para esta matéria que nos é tão cara é tão pouco valorizada. E através deste estudo podemos chegar à percepção da realidade que estamos, e como a influenciamos. Esperamos que cada um depois que leia este relatório saia com uma nova perspectiva de si mesmo e de mundo.
Introdução
Na realização deste estudo pode-se observar que filosofia ou qualquer aspecto sobre o assunto estava longe da nossa realidade ou se tinha uma ideia difusa sobre o mesmo; podemos constatar que não fomos criados para pensar ou ter ideias próprias, sempre fomos imbuídos por um sistema que ditou o que era certo ou errado, que se deve usar isto ou aquilo. E percebemos o quanto é urgente mudar essa realidade, que apesar de possuirmos ideais diferentes precisamos defendê-las e permitir que os outros também defendam as suas ideias. E só podemos promover essa mudança e uma melhor compreensão do que é filosofia e a sua importância de voltarmos tudo isso para educação, que é a base e fundamentação de qualquer povo ou individuo, forjando assim verdadeiros cidadãos.
O que é a filosofia e a importância da filosofia na compreensão da sociedade.
Ao refletir sobre a filosofia, percebeu-se que não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. De acordo com Kant (1724/1804): “É