físico química de superfícies
1-Qual é a técnica utizada para medir a mobilidade eletroforética e como são obtidos os valores de potencial zeta?
R: A técnica que foi utilizada é a eletroforese capilar.
Os valores de potencial zeta foram obtidos, pois o aparelho mede a mobilidade eletroforética, relativo a partículas de diferente caráter ionogênico, que está relacionada ao potencial zeta pela equação de Henry, então um computador dá os valores de potencial.
A velocidade de uma partícula em uma unidade de campo elétrico é referente a sua mobilidade eletrofororética.
Eu=
UE = mobilidade eletroforética, z= potencial zeta, ε = constante dielétrica, η = viscosity e f(κa) =função de Henry’s.
2-Explique as mudanças nos valores de mobilidade eletroforética e de potencial zeta em função de:
Concentração de eletrólito:
Quando há uma concentração alta(0,1 mol) há compressão da dupla camada e consequente aumento do potencial zeta(-14,4) e da mobilidade eletroforética(-1,132). Em concentrações baixas a dupla camada descomprime então há uma diminuição dos valores de mobilidade(-1,99) e potencial zeta(-25,4). Em uma concentração intermediária encontra-se o menor valor de potencial(-27,2) e mobilidade(-2,129)
O efeito da concentração de um componente do potencial zeta pode dar informação da máxima estabilidade do produto. b-pH: Em pHs baixos(4) o mobilidade e o potencial apresentaram valores positivos, 2,3 e 30 respectivamente.
Enquanto que em pHs altos(7 e 10), os valores foram negativos. Isso foi esperado já que a curva, apresenta valores positivos em pHs baixos e e valores negativos em pHs altos.Isso será melhor explicado na próxima questão. c-carga do contra íon:
Eletrólitos NaCl e MgCl2, possuem íons Cl-, a mobilidade e o potencial zeta diminuíram em presença do íon Na+, e aumentaram na presença do íon Mg2+.
Já com os eletrólitos NaCl e Na2SO4, a mobilidade e o potencial zeta são valores negativos sendo que com o íon Cl- os valores de mobilidade e potencial são maiores.