filosofia
Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Artigo III Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Marco na história dos direitos humanos, a Declaração Universal completará este ano 60 anos. Razão pela qual, faremos uma homenagem a tão importante documento, cujo texto elenca diversos direitos fundamentais da pessoa humana, que devem ser preservados em prol da convivência harmônica e pacífica entre todos os povos do mundo.
Os três artigos selecionados acima tratam especialmente do direitomplices dela e é isso o pior. Pior é a renúncia à liberdade. Secura, escuridão e prisão deixam de estar fora de nós, para se tornarem nós mesmos, com nossa falta de sede, nosso gosto do escuro e nossa falta de vontade de girar a chave.
Um outro poema também oferece um contraponto entre nós e o mundo: segunda-feira, 2 de agosto de 2010
A liberdade como problema. Marilena Chauí e outros
Escreva uma dissertação na qual você discuta a liberdade humana.Afinal, somos livres? A liberdade é um grande sonho?
Capítulo 6, Livro da Marilena Chaui -A liberdade
A liberdade como problema
A torneira seca (mas pior: a falta de sede) A luz apagada (mas pior: o gosto do escuro) A porta fechada (mas pior: a chave por dentro).
Este poema de José Paulo Paes nos fala, de forma extremamente concentrada e precisa, do núcleo da liberdade e de sua ausência. O poeta lança um contraponto entre uma situação externa experimentada como um dado ou como um fato (a torneira seca, a luz apagada, a porta fechada) e a inércia resignada no