Filosofia
Natureza x civilização:
“A natureza é o reino das relações necessárias de causa e efeito ou das leis naturais e imutáveis, enquanto que a civilização é o reino da liberdade e da finalidade proposta pela vontade livre dos próprios homens, em seu aperfeiçoamento moral, técnico e político. A natureza é o reino das necessidades (isto é, das coisas e acontecimentos que não podem ser diferentes do que são); a civilização é o reino da liberdade (isto é, onde os fatos e acontecimentos podem ser diferentes do que são porque a vontade humana pode escolher entre alternativas contrárias possíveis” Marilena Chauí.
I. Introdução
O homem como nos apresenta hodiernamente no meio social, nos países democráticos ou não e nos meios religiosos galga em sua escala de desenvolvimento uma forma e uma maneira de se preservar e prover-se, porém de que forma e de que maneira? E diante deste fato será que vivenciamos uma civilização no seu sentido de país civilizado ou está no esquecimento a noção do que é civilização e ainda estamos vivendo pelas leis da selvageria?
O pensar uma civilização é pensar um tipo de comunidade ou de sociedade humana que conseguiu um determinado nível da cultura. É contrastada com as comunidades primitivas que faltam esta cultura. E a cultura deve ser comparativamente avançada ou tornou-se. Incluiria a organização política em grande escala e a expressão sofisticada em um meio tal como a escrita. E ao analisar no verbo “avançar” aqui não implica que uma cultura tem maior superioridade que a outra.
As linhas abaixo acerca do temo natureza versus civilização numa primeira parte, se fará pelo viés dos problemas ambientais, onde através do pensamento de Rousseau pretendo mostrar e confirmar o que se evidencia o pensar a